A franquia Resident Evil também possui animações em cg, canônicas e não canônicas, você sabe quais são todas elas?
Resident Evil e seus live-actions
Resident Evil é uma das franquias de games mais populares de todos os tempos, que já se expandiu para além dos consoles e ganhou diversas adaptações para outras mídias. Além dos filmes live-action, que são bastante criticados pelos fãs por não serem fiéis aos jogos, também existem as animações em cg, que são feitas com computação gráfica e trazem os mesmos personagens e cenários dos games.
Essas animações fazem parte do cânone oficial da franquia e servem para complementar a história e o desenvolvimento dos protagonistas. Mas quais são todas elas e em que ordem elas se encaixam na cronologia de RE? Neste post, vamos apresentar as cinco animações canônicas e outras não canônicas em cg de RE lançadas até agora e explicar um pouco sobre cada uma delas.
Resident Evil 4D (Executor Biohazard 4D, 2000)
A primeira animação em cg de RE foi lançada em 2000 e se trata de um curta-metragem de 20 minutos que foi originalmente concebido como uma atração de parque temático.
O filme funciona como um filme “4D”, já que é feito para ser visto em uma sala com cadeiras que vibram e outras recriações sensoriais. A trama acompanha um grupo militar que é enviado para as ruínas de Raccoon City para resgatar a Dra. Cameron, uma cientista que está investigando um novo T-Vírus. No caminho, eles enfrentam hordas de zumbis e outras criaturas mutantes. O filme foi feito com CGI e é exclusivo do Japão, podendo ser visto lá através de salas de cinema ou cabines menores. O filme não tem relação direta com os jogos, mas serviu como um incentivo para os desenvolvedores criarem longas-metragens animados no futuro.
Resident Evil: Degeneração (Biohazard: Degeneration, 2008)
O primeiro longa-metragem animado e canônico de RE foi lançado em 2008 e traz o reencontro de Leon S. Kennedy e Claire Redfield depois dos eventos de RE 2.
A história se passa sete anos depois da destruição de Raccoon City e mostra os dois tentando impedir um terrorista de liberar um novo vírus no mundo, o G-Vírus. O filme foi feito com CGI e, por esse motivo, não envelheceu muito bem. As expressões dos personagens parecem muito falsas e as cenas de ação são artificiais ao extremo, mas muitos gostam da forma como o filme explora a dinâmica de Leon e Claire e introduz elementos que seriam usados em jogos posteriores da franquia. Se você ainda não assistiu e tem assinatura Amazon Prime corre lá e assista ou assine grátis por 30 dias para não perder, nesse link: Amazon Prime, ou também encontra sua mídia física a venda Aqui nesse link: Filmes Resident Evil.
O segundo longa-metragem animado e canônico de RE foi lançado em 2012 e é um dos favoritos dos fãs. Aqui, vemos Leon S. Kennedy indo contra as ordens de seus superiores e investigando uma série de ataques biológicos na Europa Oriental. Lá, ele se envolve em uma guerra civil entre rebeldes e o governo, que está usando armas biológicas chamadas Lickers. Ele também reencontra Ada Wong, uma espiã misteriosa que tem seus próprios interesses na região. O filme tem mais ação e suspense do que o anterior e apresenta algumas das criaturas mais icônicas da franquia, como os Tyrants e os Plagas. Você encontra sua mídia física a venda Aqui nesse link: Filmes Resident Evil.
Resident Evil: Vingança (Biohazard: Vingança, 2017)
O terceiro longa-metragem animado de RE foi lançado em 2017 e traz a união de três personagens principais da franquia: Leon S. Kennedy, Chris Redfield e Rebecca Chambers.
A história se passa entre os jogos Resident Evil 6 e RE 7 e mostra os três tentando impedir um traficante de armas biológicas chamado Glenn Arias, que planeja liberar um novo vírus chamado A-Vírus no mundo. O filme tem muita ação e tiroteio, mas também algumas cenas absurdas e exageradas, como uma perseguição de moto contra um tanque e um cachorro zumbi. O filme também explora o lado emocional de Leon, que está traumatizado pelos eventos anteriores e se sente culpado pela morte de seus companheiros. Você encontra sua mídia física a venda Aqui nesse link: Filmes Resident Evil.
Resident Evil: Escuridão Infinita (Biohazard: Escuridão Infinita, 2021)
A mais recente animação em cg de RE foi lançada em 2021 e se trata de uma série animada produzida pela Netflix. A história se passa em 2006, dois anos depois de RE 4 e quatro anos antes de RE 5.
A série mostra Leon S. Kennedy e Claire Redfield investigando uma conspiração envolvendo um novo surto de zumbis na Casa Branca e em um país fictício da África. A série tem quatro episódios e tem um tom mais sério e político do que os filmes anteriores. A série também introduz novos personagens, como Jason, um soldado que foi infectado pelo T-Vírus durante uma missão secreta, e Shen May, uma hacker que ajuda Leon e Claire a descobrir a verdade por trás dos ataques biológicos.
Essas são as seis animações em cg de RE lançadas anteriormente. Elas são uma forma interessante de acompanhar a franquia e ver os personagens que conhecemos dos jogos em novas situações e aventuras. Além disso, elas também servem para expandir o universo e a mitologia de RE, mostrando mais sobre as origens e as consequências dos vírus e das armas biológicas que assolam o mundo. Se você é fã de RE, vale a pena conferir essas animações e se preparar para o novo filme em cg produzido: Resident Evil: Death Island, que estreou em 25 de Julho de 2023 e falo mais dele nesse artigo: Resident Evil: Death Island, O filme chegou no ocidente em 25 de julho de 2023, vai lá e confira os detalhes dessa novidade. Valeu por chegar até aqui! Deixe seu elogio, dúvida. crítica e um grande abraço!