Entenda o Vínculo entre os "Cours" , as Estações do Ano e os lançamentos dos Animes
Você que curte o universo Otaku já percebeu que quando falamos de lançamentos dos animes no Japão o calendário fica confuso de início e até para quem já está nesse universo a mais tempo é bom uma vez outra dar uma recapitulada.
Principalmente quando se ouve a palavra “cours” e ainda como exemplo nessa data que estamos recebendo os lançamentos e novas temporadas de Primavera que em japonês é Haru,e cá estamos recebendo o nosso outono Brasil.Calma isso é só o começo.
Também já percebeu as temporadas e suas quantidades de episódios? Sempre entre 12 e 13 na sua maioria e quando é maior a quantidade se muda a abertura que às vezes nem gostamos muito! Peço novamente que acalme-se e vamos delinear cada um desses pontos para juntos ficarmos fera no assunto e entender mais um pouco dessa cultura fascinante e esplêndida que nos criou os animes.
Como relacionam os "Cours", as Estações com as Temporadas de Animes no Japão.
Entender o funcionamento dessas temporadas nos permite mergulhar na indústria de animação japonesa e descobrir o que torna esse sistema tão único e cativante.
No Japão, as temporadas de animes são organizadas de forma semelhante ao calendário ocidental, com cada temporada durando aproximadamente três meses, a sua produção é conhecida como “cours” e a programação tradicional japonesa de televisão é assim organizada.
Sendo as temporadas alinhadas a cada estação do ano: primavera, verão, outono e inverno. E assim cada “cour” representa uma temporada que está distribuída por cada estação do ano, acontecendo o lançamento dos animes.
E onde também acontece nossa maior confusão , afinal nós estamos aqui no hemisfério sul e o Japão no Hemisfério norte, sendo geograficamente impossível termos as mesmas datas nas mesmas estações do ano.
Vamos desenhar tudo isso para ficar mais claro possível:
1.Primavera ( Haru ): No Japão de março a Maio e no Brasil estamos no Outono;
2.Verão ( Natsu ): No Japão de Junho a Agosto e no Brasil estamos no Inverno;
3.Outono ( Aki ): No Japão de Setembro a Novembro e no Brasil estamos na Primavera;
4.Inverno ( Fuyu ): No Japão de Dezembro a Fevereiro e no Brasil estamos no Verão;
Como demonstrado acima cada estação corresponde a três meses, então cada “cour” corresponderá a esse período, onde cada temporada tem seus episódios lançados semanalmente, contabilizando assim de 12 ou 13 episódios uma temporada completa e ainda no caso de poder ser meia temporada onde ela possui mais de 20 episódios.
Lembrando que isso acontece por que os “cours” são usados para demonstrar a extensão de cada temporada, ou seja, o exemplo usado acima de 12 ou 13 episódios é que a temporada durou apenas um “cour” e assim sucessivamente.
Não posso deixar de falar que sempre o anime será considerado o lançamento de sua temporada na estação em que se iniciou, mesmo terminando na próxima estação. Como exemplo, se iniciar na primavera mas irá terminar no verão ele sempre será considerado da primavera, estamos entendidos.
CURIOSIDADES:
Um fato bem interessante no anime GIVEN é que os nomes dos personagens são referências a estações do ano. “Fuyu”, do nome de Mafuyu, significa inverno. “Ka”, em Ritsuka, vem de verão. “Haru”, de Haruki, é primavera. E o “aki” de Akihiko é outono. Lembro ainda do personagem principal de FAIRY TAIL, o Natsu.
Ambos podem ser assistidos na CRUNCHYROLL.
Do editor:
E é isso pessoal, mergulhar nesse universo da magia dos animes transcende fronteiras e idiomas, conectando pessoas de diferentes culturas em uma experiência única e transformadora. Assim hoje estou junto de vocês aprendendo mais um pedacinho dessa cultura fenomenal. Espero suas perguntas, críticas e seus pedidos e um grande abraço a todos!